terça-feira, 18 de setembro de 2012

INTERCÂMBIO ENTRE HORTELÕES DA FIGUEIRA DA FOZ E DE GUIMARÃES


No dia 8 de Setembro, realizou-se um Intercâmbio em Guimarães entre os Hortelões das Hortas Biológicas Urbanas e Comunitárias da Figueira da Foz e os Hortelões da Horta Pedagógica da Cidade Berço.

Com mais de 200 participantes, foi um dia de animação e convívio entre os hortelões das duas cidades, aproveitando a oportunidade para partilhar saberes e experiências comuns no cultivo, no fomento do modo de agricultura biológica como atividade de lazer, no desenvolvimento de boas práticas ambientais e nos diferentes conceitos de gestão nestes espaços.
Por parte da Figueira da Foz a comitiva contou com a presença do Vereador do Ambiente da CMFF, António Tavares e representantes das três entidades gestoras do Projeto “Verdes Campos”. A receção por parte de Guimarães foi liderada pelo o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha.


A Horta Pedagógica de Guimarães foi o primeiro projeto em funcionamento comunitário e social no País (de 2008), tendo sido pioneiro não só pelas suas características de elevada qualidade, mas também por ser de iniciativa municipal. Hoje, com evolução para uma 2ª fase, ocupa cerca de 6ha e tem mais de 500 talhões, tendo um grande impacto direto e indireto na comunidade. É uma estrutura perfeitamente preparada para a sua função, por se localizar na Veiga de Creixomil.
A Horta Pedagógica permitiu a reabilitação de terrenos privados da edilidade, de uso e aptidão agrícola, classificados por Reserva Agrícola Nacional (RAN) e Reserva Ecológica Nacional (REN), proporcionando uma extraordinária paisagem de bem-estar social e ecológico, numa convivência perfeita entre a população e a natureza, transmitindo assim a necessidade de preservar estes espaços, mostrando a sua utilidade e defesa ambiental.

O projeto “Verdes Campos” Hortas Biológicas Urbanas e Comunitárias, teve início em Junho de 2010, realizando-se a entrega das parcelas a 23 de Junho de 2011. Este projeto tem como promotor o Município da Figueira da Foz e entidades gestoras as Instituições Particulares de Solidariedade Social Associação FigueiraViva, Casa Nossa Senhora do Rosário e Associação Viver em Alegria.

A área destinada a este projeto fica localizada na Várzea – Tavarede com uma área de 5.300m2, e 51 parcelas com dimensões entre 60 e os 80m2.


De realçar que no dia 13 de Julho foi celebrado o acordo de colaboração entre a Associação Agrícola Diogo de Azambuja - Escola profissional Agrícola Afonso Duarte e as entidades envolvidas no projeto "Verdes Campos", Câmara Municipal - entidade promotora e Casa Nossa Senhora do Rosário, Associação Viver em Alegria e Associação FigueiraViva como entidades gestoras. Este acordo de colaboração consagra a realização de ações de formação aos Hortelões cuja a 1ª fase formativa decorreu no mês de Julho e a 2ª fase decorrerá na 2ª quinzena de Setembro, com componente teórica em sala e prática nas Hortas Urbanas da Várzea.


Na presente data todas as 51 hortas se encontram plantadas, estando já os hortelões a colher variados produtos hortícolas. Em virtude do sucesso deste projeto e existência de lista de espera para atribuição de parcelas, estamos a avaliar o alargamento para terrenos limítrofes.


Este Intercâmbio foi de primordial importância para as entidades envolvidas e os hortelões da Figueira da Foz, sendo que, a Horta Pedagógica de Guimarães é considerado o melhor projeto de Hortas Urbanas realizado em Portugal.