quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Curso EFA – Nível Secundário “Técnicas da Qualidade”

No dia 30 de Janeiro pelas 14:30 horas, nas instalações do Caras Direitas realizou-se uma sessão pública, dinamizada pelos formandos do Curso EFA – Nível Secundário “Técnicas da Qualidade”, ao abrigo do Programa Operacional Potencial Humano, Eixo 2, Tipologia 2.2., que teve início a 24 de Outubro de 2008 e terá o seu términos a 1 de Fevereiro de 2010.


Esta iniciativa decorreu no âmbito da área de competências-chave “Cidadania e Profissionalidade, Núcleo gerador “Direitos e Deveres”, Tema “Liberdade e Responsabilidade Pessoal” e teve como objectivo sensibilizar os formandos envolvidos para o facto de que os cidadãos têm direitos, mas também têm o dever de sugerir novas formas de actuação, identificando estratégias para a resolução dos principais problemas que afectam o concelho, porque a população é a mais interessada e neste sentido, deverá ser mais interventiva.
A actividade englobou a apresentação de um Programa de Governo para o concelho da Figueira da Foz, por parte de cinco partidos distintos: o Movimento Organizado das Mulheres (MOM), o Partido Figueira Mais, o Partido Mais Liberdade de Voto (MLV), o Partido Desenvolvimento Social (PDS) e o Partido Novas Oportunidades (PNO), seguindo-se um debate público e a eleição do Partido que melhor defendeu o seu Programa. Os temas discutidos pretenderam reforçar a necessidade de mais emprego, mais justiça e mais qualidade de vida.

As propostas foram ao encontro das seguintes temáticas: melhor cobertura a nível de saneamento básico, aumento da segurança no concelho, promover a reabilitação urbana, revisão do PDM, apoio às colectividades, criação de pousadas da juventude, criação de mais espaços verdes, criação de gabinetes de apoio às freguesias, adopção de novas fontes de energia alternativas, criação de infra-estruturas adequadas à prática do desporto, recuperação do moinho das marés, entre outras.
A Coordenação da FigueiraViva salientou que um dos objectivos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos é permitir que os formandos tenham uma atitude interventiva no seu processo de aprendizagem, e desta forma este tipo de iniciativas são importantes para fomentar novas práticas facilitadoras da aprendizagem. A iniciativa superou as expectativas e deste modo, a FigueiraViva pretende dar o feedback dos resultados desta sessão pública à autarquia da Figueira da Foz.

Como convidados estiveram presentes os formandos das seguintes entidades: FigueiraViva (outro grupo de formação no âmbito da formação para a inclusão), IEFP da Figueira da Foz, Associação Humanizar - Centro de Estudos, Psicologia e Formação e ZIR - Associação de Intervenção Social e Formação.